Zona de Conforto
Quando entrei na faculdade, em uma das minhas primeiras aulas o Professor levou exatamente esta foto e falou sobre Zona de Conforto. E eu parei pra pensar sobre Zona de Conforto naquele dia. Me perguntei se estava na Zona de Conforto? Se Eu queria sair dela? Se era bom sair de um lugar "seguro" e arriscar o novo, o diferente? E achei as repostas, naqueles dias. E ao decorrer dos anos alguns temas se repetem na faculdade, e claro as repostas mudam com o tempo.
Esses dias parei pra pensar de novo sobre a Zona de Conforto. Perguntas que me fiz como: Motivo pelo qual gostamos de estar na Zona de Conforto? Medo de enfrentar o diferente? Medo das Mudanças? Por que adiamos algumas coisas que são inevitáveis? Como encarar os riscos? O medo? A VIDA?
O que é Zona de Conforto? (segundo algumas pesquisas realizadas)
Zona de Conforto - É uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum individuo se sente ameaçado. A zona de conforto define-se por tudo aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir. É o habitual e conhecido para nós próprios. Inclui experiências positivas e negativas, comportamentos construtivos e destrutivos. Ato de se acomodar com o que está vivendo sem ter vontade de mudar!
"A Vida começa onde termina a sua zona de conforto".
Pensando sobre esta frase e o conceito sobre Zona de Conforto. O que Eu e Tu estamos fazendo nos dias atuais? Estamos "vivendo" na Zona de Conforto? Ou estamos Vivendo, correndo riscos, buscando realizar nossas conquistas?
VIDA.
Sim, VIDA é o que acontece fora da zona de conforto.
Vida é quanto tu corre riscos, seja no teu trabalho, no Amor, na busca dos seus conhecimentos. Vida é quando tu comete Erros e tem capacidade de aceitá-los, de assumir, de corrigi-los. É quando tu se Permite.
Se permite Conhecer o Diferente. Se permite Conhecer o Novo (Novas Pessoas, Novas Culturas, Novos Sabores, Novos Amores, Novas Músicas). Se permite correr, brincar, ser criança de novo. Se permite ir a um lugar que nunca foi sem compromissos com Ninguém. Se permite sair a noite e se divertir sozinha (o), beber, paquerar, sem culpas, sem medo do que a Sociedade e suas criticas vão falar. Se permite ter um tempo pra Você, se conhecer, se Descobrir, SE AMAR. Se permite ter um tempo pra conhecer sobre sua alma, sobre no que Você realmente acredita. Se permite agradecer a Tudo de bom que tem na vida. Se permite a criticar tudo que não gosta. Se permite reclamar de tudo que esta errado na tua vida.
É quando tu se permite sair da Zona de Conforto e ir em busca daquele sonho que está guardado em algum espaço da tua vida e que tu esqueceu. É quando se permite colocar em prática todos os teus projetos, sem o medo, o terrível medo de fracassar. O medo existe sim, mais correr o risco de fracassar é melhor do que não tentar.
E aí? Depois de ler a frase ao lado, sobre zona de conforto, sobre Viver. O que tu achas melhor, continuar na Zona de Conforto ou Viver. Se a tua resposta for a Zona de Conforto meu caro leitor (a) te digo que sinto muito por ti, pois ta perdendo o melhor da vida, na verdade está perdendo tua vida. Agora se tua resposta é Viver, Parabéns para tu e para mim, pois minha resposta também é essa, e o que eu te digo é: não é fácil. Tem momentos que dá vontade de desistir, de sair correndo, de sumir, de não fazer nada, de não saber lidar com a situação.
Não! Não é fácil Viver, realizar sonhos, ser feliz, mais te digo que a cada conquista tu te sentes mais completo, mais realizado e logo deseja alcançar outros objetivos e isso é Viver.
Não! Não é fácil Viver, realizar sonhos, ser feliz, mais te digo que a cada conquista tu te sentes mais completo, mais realizado e logo deseja alcançar outros objetivos e isso é Viver.
E não pense que está sozinho, estamos todos juntos, cada um trilhando seu próprio caminho, mais isso não impede que possamos ajudar um ao outro a Viver e ter a oportunidade de aprender e ensinar sobre nossas experiências sobre a Vida.
Então que tal pensar sobre Zona de Conforto e onde está agora?
E decidir qual o próximo passar a dar.
(obs: Meu caro leitor (a) não pense que este texto é somente para ti, pois não, primeiro escrevo-o para mim. Mais com todo o carinho escrevo também para ti. E se desejar me acompanhar neste longo caminho que chamamos de Vida, fique a Vontade :) .)
Denise Ribeiro
Eu perdi o meu medo
ResponderExcluirMeu medo, meu medo da chuva
Pois a chuva voltando pra terra
Traz coisas do ar
Aprendi o segredo
O segredo, o segredo da vida
Vendo as pedras que choram
sozinhas no mesmo lugar
É isso parceira!