Sobre Pirenópolis ("Vá a algum lugar que nunca esteve" 1)

Pirenópolis

Hoje vou falar um pouco sobre janeiro e o que fiz de novo nesse mês. 
E para falar de janeiro é necessário falar de PIRENÓPOLIS.
Sim essa cidade linda, maravilhosa, que tive o prazer enorme de conhecer um pouco. 
Pirenópolis é uma cidade pequena, simples, que tem um estilo de cidade antiga, um charme só. Ruas de pedra, casas com janelas coloridas, e lindas, lindas cachoeiras.



Um pouco de história:

Patrimônio Histórico
Pirenópolis foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989. Possui um Centro Histórico com casarões e igrejas do século 18, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754).


Outros prédios significativos arquitetonicamente são o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, o Cine-Pireneus, em estilo art-deco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.



Pirenópolis está a uma latitude 15º51’09” sul e a uma longitude 48º57’33” oeste e altitude de 770 metros. Sua população estimada é de 24.111 habitantes, segundo dados do IBGE 2013. Possui uma área de 2.227,793 km².
O município é cortado de norte a sul por uma formação de cuesta. A leste temos a borda do Planalto Central Brasileiro, com altitudes médias acima dos 1.000 metros nesta região, de vegetação campestre e rochosa e cujos rios compõe a Bacia Platina, e a oeste uma extensa planície de altitude média de 700 metros, de vegetação mais densa e cujos rios compõe a Bacia do Tocantins-Araguaia.


Cachoeiras e Reservas Ecológicas:


Situada aos pés da Serra dos Pireneus, Pirenópolis é agraciada por uma natureza exuberante, onde morros cobertos do mais puro cerrado despejam inúmeras cachoeiras em locais de beleza estonteante. A Serra dos Pireneus é um divisor de águas continentais, de um lado a Bacia do Paraná e de outro a do Tocantins. As formações rochosas desta serra são todas quartizíticas, o que confere às suas águas uma coloração límpida de baixa salinidade. Águas que brotam nos terrenos rochosos ricos em quartzo puro e cristalino. 

Bom é só um pouco sobre essa cidade encantadora, os dias que fiquei lá serviram para reflexão, relaxar, me renovar e criar forças para seguir mais um ano que se inicia.



Pirenópolis é uma cidade acolhedora, de pessoas simples, um lugar delicioso e que traz muita calma. Só tenho algo a dizer sobre essa cidade: vale muito a pena conhecer. Eu com certeza voltarei, pois ainda há muitas cachoeiras para conhecer, há muita coisa ainda para ver e me encantar. 





- Fontes de pesquisas para as informações do texto:
http://www.pirenopolis.go.gov.br/
http://www.pirenopolis.tur.br/

- Fotos:
Denise Ribeiro




Denise Ribeiro



Comentários